segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Parabéns Amigos, 3 anos de muito samba!


A Amigos do Samba comemorou no último dia 25 de agosto, três anos de existência. Muita festa, samba, alegria e empolgação comandaram a festa na quadra da agremiação, reunindo Presidente, Intérprete e Carnavalescas e todos os amigos que curtem carnaval, real ou virtual. E claro, integrantes das demais escolas participantes do carnaval da LIESV.

Ao longo da festa, o Presidente Leandro Kfé relembrou a fundação da escola. Da paixão pelo carnaval, pelos desfiles das escolas de samba e por toda poesia e animação que embalam os sambas de enredo, após tomarem conhecimento do projeto do carnaval virtual, surge a idéia de fundar uma escola para também participar. Conversada a idéia com o amigo e intérprete Júnior Santana, e de uma idéia antiga do Presidente de criar um site para quem gosta de carnaval e sambas de enredo, eis que surge o nome da escola: Amigos do Samba.

Convidada, a também amiga, Manú Albuquerque, para assumir o posto de carnavalesca e dar personalidade à escola, estava pronta a equipe para o primeiro desfile. Cantando as cores, desfilando ainda pelo grupo de avaliação, a agremiação conseguiu passaporte direto para o grupo especial. No carnaval seguinte, já na elite do samba, com a chegada de Denise Freire, cantou o fundamento e razão maior de sua existência: a amizade. Desfile elogiado, inclusive pelo samba de enredo, muito marcante e representativo.

Em 2008, preparativos a mil, expectativas as mais diversas e melhores, contando com a participação de Juliana Campos e do Pedro Felipe, a escola apresentou o desfile cantando os Jogos de RPG. Desfile elogiado por todos, considerado animado, embalado por um belo samba, a escola foi aclamada por sua presença sempre marcante e bem querida por todos. Um carnaval que culminou com o fortalecimento da amizade que une todos os integrantes e que, com certeza, pode-se afirmar que todos são verdadeiros Amigos do Samba.

Portanto, nesses três anos de muita luta, lágrimas, suor e vitórias, há muito o que se comemorar, celebrar, pois a escola é uma realidade, uma grande agremiação, que já apresentou momentos marcantes do carnaval virtual e, com certeza, tem muita empolgação e animação para mostrar, ainda. Se o sentimento que une todos os componentes, como o próprio nome da escola diz é a amizade, a intenção a cada desfile é estender esse sentimento a todos aqueles, amigos, que curtem samba e carnaval.

Parabéns Amigos do Samba, três anos de realizações, afirmações e felicidades, e que venham mais trinta anos de sucesso e muitas vitórias, que, com certeza, hão de chegar, unindo sempre todos aqueles que carregam o sentimento maior que os sonhos.
Isso é Amigos do Samba.

Impressões de uma paixão. Emoção renovada. Felicidade plena.


Através da tela de um computador pode-se sim sentir as mais diversas emoções. Se um desfile de escola de samba, mesmo visto pela tevê (que dirá ao vivo, na Marquês de Sapucaí) emana tantas emoções, sentimentos de alegria, felicidade, envolvidos por sambas que marcam épocas e não saem tão cedo da cabeça de quem ama o carnaval, um desfile virtual é a forma de alongar, tornar maior, todas essas sensações.

Vendo o jornal da madrugada, pela televisão, por volta de 2005, eis que surge uma matéria sobre um bando de aficionados por carnaval, os quais realizariam desfiles de escolas de sambas, com alas, alegorias, sambas de enredo, através da tela de um computador. Um bando de loucos! Esse é o primeiro pensamento, uma idéia tão absurda que nunca daria certo. Engano, a idéia deu certo, está viva e cada vez mais realizada e presente.

Curiosidade latente, um amigo, com intenção de participar da “brincadeira”, convida a assistir e participar desses desfiles. E, surpresa enorme e grata: organização, cuidado, capricho, esmero, poesia nas letras e melodias de samba e muita gente mostrando talento, e vontade de vencer, mas sempre respeitando todas as demais co-irmãs. Um mundo novo, um lugar que tudo que se espera, para quem ama o carnaval, aconteça e possa sempre estar presente por mais um tempo na vida de todos esses apaixonados.

E para surpresa maior, eis que de repente, mais uma louca ingressa em toda essa aventura – a qual de louca não tem nada. Um grande Amigo, dono de uma excelente e marcante voz, do nada, convida a pessoa, antes incrédula a integrar uma escola virtual. Uma escola que não poderia ser melhor, a qual já leva um dos mais nobres e importantes sentimentos em seu nome, aliada à paixão pelo carnaval: Amigos do Samba.

Aceito o convite, com aquele receio normal, de quem não sabe o que esperar ou o que fazer numa estrutura já definida, e claro, passada a festa e emoção do convite, partimos para trabalhar e entender todo esse mecanismo. De início, apresentam-se idéias, escutam-se outras, pára-se, pensa-se, realiza-se até chegar à conclusão de que o carnaval cantaria os Jogos de RPG.

A partir daí, estudo, pesquisa, interação com o que são esses jogos, descobrindo que são bem antigos e já carregam consigo legiões de fãs, adeptos, apaixonados, pessoas que fantasiam a vida, interpretam histórias e deixam a imaginação de cada um, criar as mais belas trajetórias, sempre de acordo com o objetivo de cada um, para, enfim, encontrar-se a vitória. E esta foi encontrada com toda a magia que envolve os jogos e com a preparação de um carnaval, no qual se incluem muitas lágrimas, suor, convivência e, finalmente, muitas conquistas, vendo um desfile pronto, o qual tanto foi trabalhado, querido e esperado, desfilar na avenida.

Um ano mágico, pelo enredo, pelos novos Amigos feitos, pessoas que sempre estarão no coração, por mais diversas direções que os caminhos tomem. Um ano que muda vidas, aproxima, agrega valores, faz-se descobrir talentos, visões de vida, alegria, por fim, de participar de todo esse projeto, muito bem desenvolvido pela Liesv, do qual a Amigos do Samba faz parte.

Amigos mesmo, sempre com a característica maior de carnavais animados, leves, com espírito de uma grande família, unida para fazer um trabalho excelente, com todo o amor, dedicação que um trabalho tão nobre como esse exige. Mesmo sendo uma brincadeira, há o sentimento de se querer tudo certo, de se fazer um trabalho irrepreensível, de se fazer coisas bonitas para que todo mundo que assiste o carnaval, curta, goste, e se anime ouvindo belos sambas, que assim, como no real, são escolhidos em difíceis eliminatórias com grandes composições.

Então, no dia do desfile, dia tão esperando, tão aguardado e por tanto trabalhado, toda magia que envolveu a preparação deste carnaval faz as nossas fantasias tornarem-se reais, tendo a certeza, que o trabalho é o fruto do melhor de nossos esforços, intenções, talentos e de todo o amor e compromisso que depositamos nele e que, finalmente, será coroado.
Com a maior certeza de que estamos todos unidos, juntos, como o próprio nome da escola prega, envolvidos nesse verdadeiro espírito de Amizade, vamos brilhar, chorar, emocionar E, com certeza, já temos a nossa vitória, a nossa maior recompensa, que é nossa Amizade.Ao Leandro Kfé, presidente mais do que especial, determinado, justo, pessoa que é a pura bondade, cujo coração é enorme, maior presidente e amigo do mundo;Ao Júnior Santana, grande intérprete, sempre presente, sempre disposto a ajudar, melhor cavaquinho desse mundo, incentivador, animador, amigo que me convidou para integrar a escola;À Manú Albuquerque, pessoa muito especial e querida, excelente profissional, verdadeira artista, competente, determinada, visionária, de cultura e conhecimentos exemplares, maiôs amiga do mundo;Ao Pedro, sempre presente, ajudando, sugerindo, melhorando, mostrando caminhos para as soluções serem as melhores possíveis, meu grande amigo;À Dê Freire, com conhecimento musical excelente, ajudando, mostrando novas formas de ver as descrições, as alas, de enxergar o carnaval como uma grande poesia, grande amiga,E a todos, amigos, companheiros, admiradores, meu muito obrigada, provando que "o sentimento é bem maior que o sonho", e que somos verdadeiros, Amigos do Samba! Muito obrigada meus amados amigos. Tenham certeza que vocês tornaram minha vida bem mais mágica e muito mais feliz. Viva a Liesv, viva o carnaval virtual, viva a Amigos do Samba!

Juliana Campos.
Agosto de 2008.